UROLÓGICOS

Saiba mais sobre cada uma das especialidades que a Via Médica oferece para você.

Agora você pode fazer os agendamentos pelo site Agende aqui!

Procedimento Frenuloplastia

A frenuloplastia é uma intervenção cirúrgica simples no pénis que consiste no corte ou remoção do freio que liga o prepúcio à glande. A sua denominação vem de frénulo ou «freio» do pénis, que é uma prega de pele, de forma triangular, que se localiza na parte inferior da glande e a liga à pele do prepúcio.

A indicação mais precisa ocorre no freio considerado curto e causador de dor durante a penetração vaginal durante o coito.
- O paciente deve comparecer no local da operação antes da intervenção cirúrgica, conforme orientação médica. Um dia antes, deve realizar uma tricotomia, ou seja, depilar toda a região genital para evitar uma infecção.
- Procedimentos cirúrgicos são realizados somente com a prescrição médica do cirurgião que realizará o procedimento.

Procedimento Meatoplastia

A meatoplastia é uma intervenção cirúrgica com o objetivo de aumentar o calibre da região final da uretra, e assim, promover um melhor fluxo urinário e melhorando o padrão miccional.

Procedimento Uretrocistoscopia

A uretrocistoscopia é um exame endoscópio das vias urinárias baixas. Também chamado de cistoscopia, possibilita a visibilização ótica dos segmentos uretrais e da bexiga. O instrumento utilizado para sua realização é o cistoscópio.. É um exame complementar ambulatorial, não necessitando de internações, na maioria dos casos.

- Diagnóstico e seguimento de tratamento de tumor de bexiga e uretra
- Avaliação da anatomia uretral, prostática e vesical
- Diagnóstico de patologias vesicais, podendo ser realizado biopsia endoscópica
- Diagnóstico e avaliação de distúrbios do trato urinário
- Auxílio na determinação da causa de dor ao urinar
-Diagnóstico de infecções recorrentes da bexiga
Conforme a necessidade de cada paciente o médico prescreve o uso de medicações antes da realização do procedimento.

Procedimento Vasectomia

Vasectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte que consiste na interrupção dos canais deferentes na bolsa escrotal, impedindo que os espermatozóides sejam eliminados pela ejaculação, tornando o homem estéril, ou seja, incapaz de engravidar uma mulher. O Líquido Seminal, que corresponde a 98% do material ejaculado, permanece inalterado, sendo que a partir deste momento o homem fica estéril, isto é, manterá relações sexuais normais com sua parceira, com ereção, ejaculação e orgasmo normal, sem mais o risco de gravidez.

Procedimento Peniscopia

A peniscopia é o exame do pênis indicada para o diagnóstico de lesões induzidas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) em Parceiros de pacientes portadoras desse vírus, que é apontado como causador de Câncer do Colo do Útero, Vagina, Vulva, Reto, Ânus e mais raramente do Pênis. Além do diagnóstico de HPV é possível detectar lesões indicativas de outras doenças como Herpes Genital, infecções por Fungos (Candidíase) ou Bactérias.

Procedimento Hidrocelectomia

Hidrocele testicular é um acúmulo de fluido límpido no interior do testículo. Uma hidrocele geralmente ocorre em somente um lado e esse acúmulo pode ser sinal de um trauma físico, infecção ou tumor, resultado de cirurgia de varicocele ou hérnia, ou de causa desconhecida. O hidrocele testicular deve ser geralmente removido através de da hidrocelectomia.

Procedimento Postectomia

Postectomia, circuncisão, exérese do prepúcio ou peritomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do prepúcio, prega cutânea que recobre a glande do pênis.

Procedimento Biopsia de Próstata

A biópsia de próstata é feita quando o PSA está alto no exame de sangue ou quando são encontradas alterações no seu tamanho ou forma, durante o toque retal. Durante a biópsia da próstata, o urologista utiliza um aparelho de ultrassom, que guia uma agulha até à próstata, recolhendo vários pedaços de tecido da glândula, que serão analisados por um médico patologista. A biópsia de próstata não dói, mas pode ser desconfortável, sendo que, normalmente, é feita sob sedação.